sexta-feira, 9 de julho de 2010

COMO VENCER A NATUREZA PECAMINOSA - 1a. Parte

Quando Adão caiu em pecado, toda a sua descendência herdou dele a natureza decaída. “’Como que, por um só homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”(Rm 5.12).
Essa guerra espiritual que estamos envolvidos é muito real, e devemos encarar a nossa própria responsabilidade diante de Deus. Não podemos colocar a culpa de todos os nossos pecados em Satanás ou nos demônios, somos totalmente responsáveis diante de Deus por controlar a nós mesmos e deixar de pecar.
Ao herdamos a natureza decaída de Adão, nós herdamos a sua tendência a desobediência. Por nossa própria escolha nos tornamos filhos da desobediência. É claro que a única obra para o qual Cristo veio foi a de remover essa desobediência - a sua maldição, o seu domínio a sua natureza maligna, e suas obras más.
A desobediência foi a raiz de todo pecado e toda miséria. O seu objetivo de sua salvação foi cortar a raiz maligna e restaurar o homem ao seu destino original – uma vida em obediência ao seu Deus.
O pecado e está entranhado intimamente em nosso ser, corpo, alma e espírito
“ Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?(Rm 7.24)
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu o Senhor esquadrinho o coração e provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. (Jr 17. 9-10)”.
“Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita a lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.(Rm 8.7)”
“Ora amados, pois que temos tais promessas purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação mo temor de Deus (2 Co 7.1)
- No corpo, Deus colocou os cinco sentidos: olho, ouvido, olfato,boca e tato. Tudo o que entre na nossa alma, entra através dos cinco sentidos.
- Alma, (centro do intelecto), mente, vontade, emoção. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração porque dele procede as saídas da vida. “( Pv 4.23).
- Espírito, adoração (culto, honra, reverência); comunhão (relacionamento que envolve propósitos e atividades comuns, parceria),
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão e no partir do pão e nas orações”(At 2.42).
E finalmente:
“O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”(1 Ts 5.23)
Estas passagens nos mostram claramente que as três áreas do nosso ser – corpo, alma e espírito – estão afetados pelo pecado. Todas as três áreas do nosso corpo tem de ser limpas por nosso Senhor Jesus Cristo. Deus é completamente santo e justo, ele não pode aceitar que o pecado permaneça. Foi por isso que Jesus morreu na Cruz – para pagar o preço de nossos pecados. O pecado nos separa de Deus, e a punição definida para o pecado é ser banido da presença de Deus para sempre.
As escrituras são claras. A única forma de ter um relacionamento com Deus e viver uma vida de abundância em Cristo Jesus, é para de pecar!
“Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o vosso vaso em santificação e honra, não com o desejo de lasciva, como os gentios que não conhecem a Deus, (1 Ts 4. 3-5).


( Continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário