terça-feira, 17 de maio de 2011

MÃES PARA UM MUNDO MELHOR (Êx. 2.1 -10)

Neste século considerado tão avançado, mas carente de valores que serviram de esteio para tantos avanços e conquistas sociais e históricas que nos possibilitaram chegar até aqui, cabe, neste dia dedicado às mães, fazermos uma reflexão: Que mundo estamos legando aos nossos filhos, netos e sobrinhos? Como estamos preparando, que valores estamos transmitindo a esta geração?

Neste texto de Êxodo, talvez encontremos a resposta. Nele deparamo - nos com uma corajosa mãe – JOQUEBEDE – que vivia numa época também conturbada como esta que atravessamos, uma época de violência, opressão e subversão de valores morais e espirituais. Entretanto, foi numa situação tão adversa que nasceu - lhe mais um filho _ Moisés – tão formoso quanto dependente dela, de seus cuidados, de seu amor, de sua proteção.

E o que era para ser motivo de alegria, tornou - se motivo de preocupação: Moisés estava proibido de nascer! Mesmo assim, escondeu a criança o quanto pôde. Quando não mais foi possível, colocou - o num “cesto de junco, calafetado com betume e piche e largou - o no carriçal à beira do rio”, v. 3. Certamente com o coração dilacerado e com lágrimas nos olhos, mamãe Joquebede viu seu filhinho desaparecer levado pelas águas. Contudo, ela era uma mulher que enxergava longe e queria o melhor para o seu filho, por isso, preparou - o para um mundo melhor e tão bem, que anos mais tarde Moisés tornou - se filho da filha de Faraó, v. 10.

Toda mãe sabe que mais cedo ou mais tarde seu filho vai ter que enfrentar o mundo sozinho, por isso, ‘não deve soltá - lo no mundo’ de qualquer jeito, nem superprotegê-lo egoística e perniciosamente. Deve, como Joquebede, antes de tudo, ‘calafetar bem o cesto de junco’,pois, como bem dizia o poeta Vinícus de Moraes, “são demais os perigos desta vida” e, preparar um filho para a vida demanda tempo, paciência, dedicação e disposição, Dt. 6. 6 - 9.

Que valores você tem ensinado a seus filhos? Estão eles preparados para enfrentar a violência e dizer ‘não’ às ofertas e armadilhas ilusórias do mundo, como as drogas, o sexo irresponsável, o consumismo desenfreado, os prazeres efêmeros? Noções de ética, limites, respeito, responsabilidade, solidariedade, cidadania, salvação e compromisso com Deus são o ‘betume’ e o ‘piche’ que vão sedimentar os alicerces do caráter e da fé em Cristo, ao longo de toda a existência da pessoa.

Sejam, como servas fiéis, mães modelares como Joquebede. Formem filhos cidadãos, salvos, aptos para habitar um mundo melhor: A Canaã celestial.


Maria Lúcia Fonseca

Um comentário:

  1. Irmã amada, que texto maravilhoso, que inspiração magnífica do Espírito Santo! Que Deus faça de cada uma de nós "Mães para um mundo melhor".

    ResponderExcluir