segunda-feira, 1 de agosto de 2011

AVÓS QUE FAZEM A DIFERENÇA

Os avós, como não poderia deixar de ser, também têm o seu dia a comemorar: 26 de Julho de cada ano. Figuras veneráveis, muitas das vezes, dotadas de sabedoria, experiência e uma boa dose de paciência, essas doces criaturas, sempre marcaram a vida de cada um de nós, infundindo-nos respeito e admiração.

Contudo, não passaram incólumes pelas transformações do mundo moderno. Mesmo sendo hoje considerados “segunda mãe” ou “segundo pai”, avó e avô alcançaram novo status no ambiente familiar, pois perdendo grande parte da relevância que desfrutavam entre os descendentes, passaram a contribuir para “engordar” o orçamento doméstico, com os, na maioria das vezes, magros proventos recebidos como aposentadorias e pensões da previdência social, após anos e anos de labor e canseira.
Muitos, mesmo com renda tão minúscula, transformaram-se no suporte financeiro da família, ajudando a criar e a educar crianças que na maioria das vezes são postas no mundo de forma irresponsável, ou frutos da desagregação familiar, tão comuns hoje em dia. São, assim, na grande maioria, alvo de um carinho interesseiro, quando não da desafeição dos netos. Manipulados por eles, muitos avós mimam as crianças em vez de com elas compartilhar experiências de vida em um convívio enriquecedor e responsável.
A Bíblia mostra uma avó cuja influência norteou a vida de um notável homem de Deus. TIMÓTEO teve a vida cristã moldada tanto pela mãe Eunice como pela avó LÓIDE desde a mais tenra infância, de tal modo que, quando jovem, em Derbe, onde Paulo o encontrou durante sua segunda viagem missionária, dele “davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio”. Foi tão agradável e profunda a impressão que causou a ponto de Paulo logo tomá-lo como companheiro de ministério (At. 16.1-3). Mais tarde o apóstolo dos gentios demonstrou toda a alegria que sentia pela escolha que fez, pois em carta pessoal dá seu próprio testemunho acerca deste companheiro de jornada e filho na fé ao afirmar que ‘dava graças a Deus por se lembrar sempre de Timóteo em suas orações, a quem atribui uma fé sem fingimento’ porque herdada dessas duas mulheres cristãs cujos ensinamentos e exemplos foram as bases fundamentais de sua carreira cristã (II Tm. 1. 3-5).
Que os avôs e as avós cristãs, em vez de substituírem os pais na liderança do lar, ocupem seu verdadeiro espaço entre os seus. Como Lóide, que marcou a vida do neto Timóteo, façam a diferença sendo, para a família, verdadeiros ‘mestres do bem’, temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na perseverança (Tt. 2.2,3). Exemplos a serem seguidos, portanto.



Maria Lúcia Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário